Autor: |
CARLOS EDUARDO MILANEZI VIEIRA  |
Resumo: |
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem direcionado à área da matemática, baseado no padrão SCORM, acessível pela internet, usando recursos de multimídia como figuras, animações e sistemas interativos para facilitar a compreensão do assunto tratado. Uma vez que os recursos de informática se tornaram acessíveis para instituições de ensino, professores e alunos, muitos educadores passaram a vislumbrar nesta tecnologia a possibilidade de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Os materiais computacionais preparados para dar suporte ao ensino são conhecidos por objetos de aprendizagem e suas características principais são: capacidade de ser localizados e acessados pela internet, ser executados independente de plataforma e possibilidade de reaproveitamento em contextos diversos. Para se atingir este resultado é imprescindível o uso de padronização no desenvolvimento de tal recurso. O trabalho aborda as definições do padrão SCORM , IMS e AICC para os tipos de materiais instrucionais e objetos de aprendizagem e como o conteúdo é organizado internamente no objeto. Também explora a criação das páginas Web que compõe o objeto e o desenvolvimento da interatividade deste com o aluno – obtida a partir da linguagem Java com recursos de criação de gráficos e interpretação automática das funções matemáticas. Aspectos pedagógicos acerca da produção e utilização, nas modalidades presencial e a distância, dos objetos de aprendizagem também são discutidos. |