Autor: |
LUIS JUVENTINO DE COSTA CRUZ  |
Resumo: |
Dentro do conceito de Tecnologia de Informação e Comunicação de dados, o sistema de aprendizagem em forma de objetos vem ganhando cada vez mais espaço entre os educadores e alunos. Suas características principais são: capacidade de ser localizados e acessados pela internet, ser executados independente de plataforma e possibilidade de reaproveitamento em contextos diversos. Esse trabalho apresenta o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem na área da matemática, baseado no padrão SCORM, com acessibilidade para computadores convencionais assim como para dispositivos móveis. No assunto tratado, o objeto é direcionado para a parte de limites e se enquadra como informática na educação. Está acessível à internet e usa recursos de multimídia como figuras, animações e sistemas interativos para facilitar a compreensão do conteúdo. Foi utilizado a linguagem J2ME (para dispositivos móveis), JAVA, JavaScript e HTML na implementação e layout. Os aspectos pedagógicos acerca da produção e utilização, nas modalidades presenciais e a distância, do objeto de aprendizagem assim como a inclusão digital, também são discutidos nesse projeto. |