Resumo: |
Nos últimos anos houve um crescente interesse no emprego de tecnologia de informação e comunicação (TICs) na educação, porém o uso destes recursos como suporte às práticas pedagógicas ainda é limitado. O acompanhamento da aprendizagem, realizado por diferentes instrumentos e métodos, fornece ao professor dados importantes a respeito do processo de ensino e aprendizagem como as dificuldades dos estudantes, deficiências do processo e níveis de desempenho. Um dos fatores importantes nesse processo é a mediação pedagógica, realizada na modalidade de ensino presencial pelo professor com intuito de sanar problemas apontados nos dados de acompanhamento de aprendizagem. Essa pesquisa buscou contribuir no desenvolvimento de instrumentos de verificação do aprendizado on-line com uma abordagem pedagógica que visa dar suporte ao acompanhamento da aprendizagem possibilitando intervenções mediadoras pré-programadas. Nesse trabalho é proposta a modelagem de um framework que oferece flexibilidade para o professor incorporar sua abordagem pedagógica nos Testes de Verificação de Aprendizado (T2A) podendo adicionar mediações e feedbacks adequados. Para que a modelagem possuísse um nível adequado de abstração e detalhe foi adotado a notação de modelagem UWE que é uma extensão da UML para aplicações Web. Durante a pesquisa foram levantados os requisitos, definidos pontos de flexibilidade, desenvolvido os diagramas e roteiros que juntos compõem a modelagem do framework T2A. |
Palavras-chave: |
Framework , Uwe , Eva , Exercícios On-line |