Autor: |
GUSTAVO CASAGRANDE ARAUJO  |
Resumo: |
Os dois métodos mais utilizados atualmente para fiscalização eletrônica de velocidade nas rodovias brasileiras são por tecnologia de campo magnético ou laser. Outras tecnologias podem ser adaptadas e implantadas na fiscalização das vias a fim de torná-la mais confiável e prática. A popularização e o avanço da tecnologia de identificação por rádio frequência (RFID) impulsionam a tendência de sua utilização em diversas áreas de negócio. Redes de sensores são utilizadas para monitorar um determinado fenômeno. A integração dessas redes com a tecnologia RFID, gerou um projeto baseado na utilização de chips e sensores para o monitoramento da velocidade de veículos equipados com as etiquetas eletrônicas com armazenamento de dados. O sistema desenvolvido realiza a coleta de dados de um reader (sensor), pela porta serial RS232, e faz o tratamento das informações gerando as multas automaticamente no sistema para os veículos que rodaram a uma velocidade média acima da máxima permitida para a categoria do veículo em questão. Além disso, foi realizada a integração das tecnologias RFID e RS232 para um propósito específico. |
Palavras-chave: |
Rfid , Redes De Sensores , Chips , Radares , Controle De Velocidade |