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REUSO, EXTENSIBILIDADE E SIMULAÇÃO DE FÍSICA EM MOTORES PARA JOGOS DIGITAIS
Autor: DANIEL MILAK NATAL Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Orientador: LEILA LAÍS GONÇALVES Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Resumo:
O realismo dos jogos digitais vem evoluindo a cada dia, seguindo a evolução do hardware. Com isso seu processo de desenvolvimento se torna mais complexo e longo, o reuso de software no desenvolvimento de jogos digitais vem para facilitar, fazendo com que o desenvolvedor se preocupe apenas com o domínio da aplicação, proporcionando também maior produtividade, redução dos custos e esforços. Os comportamentos dos elementos presentes nos jogos são baseados nas leis da física, esta simulação é responsabilidade do motor de física. Este trabalho visa avaliar a simulação física, reuso e extensibilidade de alguns dos motores disponíveis atualmente (Bullet, ODE e PhysX), para isso foi feito um estudo detalhado destes itens de cada um dos motores, para então, poder realizar testes, comparações e avaliações entres estes motores. Com a análise dos resultados pôde-se notar que nenhum dos motores é melhor em todos os aspectos avaliados, porém, pode-se indicar Bullet como a melhor alternativa de código livre, tendo em vista seus resultados e funcionalidades.
Início: 2009.1  Término: 2010.1
Palavras-chave: Jogos Digitais , Reuso , Extensibilidade , Simulação De Física , Motores De Fisica



Curso de Ciência da Computação (UNESC)