Resumo: |
O aumento significativo da quantidade de informações disponíveis na Web originou pesquisas direcionadas para melhora da estruturação e representação destas informações e grande parte destas pesquisas tem sido direcionada para a estruturação de conteúdos educacionais digitais, conhecidos por objetos de aprendizagem. A disponibilização destes conteúdos vem apresentando um crescente avanço na representação semântica de seu significado. Observou-se que apesar da área de representação de objetos de aprendizagem ser ampla, a preocupação em representar especificamente exercícios é pequena. Esse trabalho apresenta uma proposta ontológica de objetos de aprendizagem de exercícios utilizando as tecnologias da Web Semântica. Para isso foram pesquisadas as ontologias de representação de objetos de aprendizagem atuais, assim como as tecnologias utilizadas nestas ontologias, observando quais situações já são atendidas e quais precisam ser ampliadas. Para o desenvolvimento da ontologia de domínio de objetos de aprendizagem foi utilizada a metodologia METHONTOLOGY e em sua estrutura a ferramenta Protégé em OWL. Essa proposta estende uma ontologia de domínio de objetos de aprendizagem para dar significado a materiais de aprendizagem de exercícios. O modelo ontológico para representação de objetos de aprendizagem de exercícios é o resultado desta pesquisa. |
Palavras-chave: |
Ontologias , Objeto De Aprendizagem , Owl , Exercicios |