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AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE E USABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO DO USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Autor: DOUGLAS JOSEFINO DA SILVA Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Orientador: LEILA LAÍS GONÇALVES Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Resumo:
Este trabalho avalia a acessibilidade e a usabilidade de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) considerando a sua inserção em uma escola pública. Os AVA são ferramentas que proporcionam novas possibilidades de ensino e aprendizagem, porém cabe avaliar a usabilidade e a acessibilidade, para que este tenha o mínimo de barreiras possíveis na sua utilização. Desta forma, inserir o AVA e esperar que os atores envolvidos neste processo possam utilizá-los por si não é a solução, com isto cabem medidas de acessibilidade e usabilidade para que os AVA atendam as reais necessidades do contexto de uso. A avaliação de usabilidade no estudo de caso aplicada neste trabalho consistiu em verificar por meio de heurísticas o AVA Moodle de modo a encontrar possíveis problemas no uso. A validação de acessibilidade ocorreu de forma automática e manual, ambas de acordo com os padrões propostos pelo W3C. A tabulação dos dados proporcionou verificar claramente quais os pontos mais deficientes no uso do AVA no estudo de caso. O resultado obtido comprovou a necessidade da realização destas avaliações e serve de apoio à profissionais na correção dos problemas e trabalhos futuros.
Início: 2009.2  Término: 2010.2
Palavras-chave: Ambientes Virtuais De Aprendizagem , Acessibilidade , Usabilidade , Inclusão Digital



Curso de Ciência da Computação (UNESC)