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INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA TV DIGITAL BASEADO EM ESPECIFICAÇÕES DE PADRONIZAÇÃO
Autor: JEAN CARLOS PANDINI Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Orientador: EVÂNIO RAMOS NICOLEIT Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Resumo:
O campo da educação tem sido influenciado de forma direta pelos os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Incorporar as inovações torna-se relevante para acompanhar a evolução da tecnologia e da ciência em todos os setores da sociedade, especialmente na área da educação, que necessita responder às demandas sociais conforme o momento em que são solicitadas. Uma das evoluções das TIC são os Objetos de Aprendizagem (OA), uma alternativa para apoiar os educadores no processo de aprendizagem, visando à superação das dificuldades do aluno na compreensão dos conhecimentos científicos. A padronização dos OA é uma necessidade e desta forma diversos padrões foram criados com a proposta de estabelecer regras para o seu desenvolvimento. O padrão OBAA tem como objetivo definir um conjunto de normas padronizadas para criação de recursos digitais, como os OA, contemplando plataformas tais como Web, Dispositivos Móveis e também a TV Digital, que surge como uma nova área para o emprego de objetos. O Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) lançado em 2006 trouxe uma nova perspectiva na visualização dos programas, inserindo o telespectador de forma ativa na seleção de conteúdo a ser reproduzido interativamente. A interatividade é suportada pelo middleware Ginga, desenvolvido pelas universidades brasileiras e sendo adotado por diversos países. Com a necessidade de exploração da TV Digital como possível meio de propagação de OA este trabalho descreve a integração de mídias em um objeto de aprendizagem compatível com as plataformas Web e TVD seguindo as especificações do OBAA, utilizando as ferramentas Eclipse, VMWare, RELOAD e a máquina virtual do middleware Ginga. Durante o desenvolvimento deste trabalho verificou-se algumas dificuldades relacionas ao Ginga e OBAA, que são discutidas neste documento para futuras implementações.
Início: 2010.2  Término: 2011.2
Palavras-chave: Tv Digital , Middleware Ginga , Objeto De Aprendizagem , Interatividade , Sbtvd , Padrão Obaa



Curso de Ciência da Computação (UNESC)