Resumo: |
Neste trabalho foi realizado o desenvolvimento de um jogo digital em C++, visando atingir as plataformas Windows e Linux. Para alcanc¸ar este objetivo foram feitos estudos sobre os conceitos, t´ecnicas e ferramentas, bem como na programac¸ ˜ao voltada a m´ultiplas plataformas. A partir deste estudo, foram elaborados trˆes projetos de desenvolvimento, onde o primeiro resultou numa biblioteca de func¸ ˜oes e objetos, enquanto que os outros dois focaram na implementac¸ ˜ao de jogos em s´ı. Um deles resultou no desenvolvimento de um xadrez para duas pessoas, utilizando recursos da linguagem Lua, enquanto que no outro um projeto mais ambicioso foi planejado, visando o desenvolvimento de um jogo desde sua etapa de conceituac¸ ˜ao at´e o seu lanc¸amento. Infelizmente, este ´ultimo provou ser extenso demais para ser conclu´ıdo no tempo oferecido, mas que ainda assim foi bastante enriquecedor por ter criado a oportunidade de documenta-lo desde seu princ´ıpio, al´em de ter gerado tamb´em uma grande quantidade de recursos multim´ıdia. No projeto do xadrez, foi poss´ıvel gerar um execut´avel v´alido no sistema Linux, mas no ambiente Windows, embora tenha-se conseguido gerar um arquivo bin´ario, este apresentou erros durante sua execuc¸ ˜ao. |
Palavras-chave: |
Videogames , Multiplataforma , C++ |