Resumo: |
Atualmente estamos em uma era da computação ubíqua, tendendo ficar conectados com tudo e com todos. Um dos meios para se alcançar esta computação pervasiva é o uso de dispositivos móveis aliados aos meios de comunicação sem fio, que proporcionam as interações e conectividades necessárias. Entre diversas tecnologias disponíveis ao usuário para escolha, está a Plataforma Android, em grande expansão visando o usuário com interfaces simplificadas e funcionais, além de auxiliar os desenvolvedores para a criação de aplicativos cada vez melhores e robustos. Os dispositivos móveis vêm com diversas tecnologias aliadas, um exemplo é o acelerômetro ao qual faz a captura da aceleração do dispositivo em três eixos distintos, com isto podendo ser utilizado para captura de movimentos que o usuário realiza com o aparelho. Esta integração entre as tecnologias é muito bem vista pela plataforma Android, ao qual já facilita sua utilização e integração. Outro nicho que esta em grande expansão é a área de jogos eletrônicos, onde os usuários estão mais exigentes com relação a formas de interação e imersão aos jogos. Visando uma integração com as tecnologias inovadoras desta era com o almejado pelos usuários, este projeto faz o uso do acelerômetro presente em um dispositivo móvel Android como forma de interação, ao modo de um joystick, realizando a conexão entre o aparelho do usuário e um servidor onde o jogo é executado. Esta nova funcionalidade ao aparelho foi desenvolvida utilizando-se do kit de desenvolvimento da plataforma Android (aplicação móvel) e Java (aplicação servidora) que proveram de todos os recursos necessários, sendo os testes realizados com o emulador disponível pelos desenvolvedores da plataforma e em dispositivos reais, sendo priorizado o uso de jogos eletrônicos open source. Através deste estudo espera-se que novas inovações com as tecnologias presentes e futuras possam ser criadas e difundidas pelas comunidades social e científica. |