Autor: |
CAMILA CECHINEL SILVESTRI  |
Resumo: |
Objetos de aprendizagem são ferramentas que permite ao professor chegar mais facilmente no mundo de interesse dos alunos e auxiliam em alguns tópicos de ensino. O presente trabalho aborda a classificação dos objetos de aprendizagem, metadados e avaliação de softwares educacionais no contexto da sociedade da informação. Na especificação de metadados e avaliação de softwares educacionais foi abordada a categoria educacional estabelecendo critérios como: faixa etária, nível de interatividade, recursos de aprendizagem, ambiente de utilização entre outros. Este trabalho também apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre o uso de repositórios de objetos de aprendizagem, padrões de metadados na educação e avaliação de softwares de um modo geral. Descreve um estudo de caso, onde são selecionados objetos educacionais para validar o modelo, após é realizado uma análise onde são descritos os resultados obtidos com o estudo de caso. Com base nestes resultados, pode-se observar a importância de se fazer uma boa avaliação dos softwares educacionais, a fim de que estes sejam utilizados de maneira mais eficiente e para que se tenha certeza de que os softwares disponibilizados na WEB contenham suas especificações. |