Resumo: |
A construção de modelos para geração de imagens sintéticas que ofereçam Realismo Visual é um dos principais objetivos da Computação Gráfica, pois essa característica de fidelidade com o mundo real está relacionada e observada a uma boa qualidade, que influência na escolha e atrai os usuários adeptos a essa área. Logo, tornou-se fundamental a inclusão dessa característica, que é facilmente percebida em aplicações como simulação, cenários e personagens de filmes e jogos, realidade virtual, criação de ambientes virtuais e reconstruções realísticas tridimensionais. Umas das preocupações do segmento de jogos computacionais é a grande demanda de processamento necessária à renderização de imagens hiper-realistas. Neste trabalho apresentam-se os processos, as fases de renderização, assim como as técnicas utilizadas para obtenção do realismo visual, de maneira a explicitar o motivo de ele ser uma tendência na computação gráfica atual e provavelmente se tornar algo permanente. Expõem-se vários tipos de jogos computacionais, que são conceituados por vários autores e citam-se vários títulos de games conhecidos e famosos, que também colaboram para demonstrar o quanto o realismo nos jogos eletrônicos evoluíram. Apresenta-se as game engines, as engines gráficas, o que são e quais as principais, que são o OpenGL e o DirectX, e outros engines derivados desses principais, todos são conceituados e são mostrados as características e diferenças de ambos, onde são aplicadas e para qual motivo foram desenvolvidos. Esses conceitos são vistos para obtenção de avaliação de técnicas de renderização de imagens em jogos computacionais, por meio da identificação e contextualização dos atributos que compõem o realismo, assim como estudos em ambientes de desenvolvimento 2D/3D e dos resultados adquiridos no protótipo gerado com a ferramenta Blender, para essa avaliação. |