Resumo: |
Grande parte das animações produzidas é auxiliada de alguma forma pelo computador, por motivos de qualidade e rapidez no processo de produção. Uma das formas de uso mais importantes que lida com esses dois motivos é na interpolação. A possibilidade de diminuir o tempo de produção das seqüências animadas é tão relevante que já se tornou comum animadores utilizarem este recurso. No entanto a interpolação não é uma tarefa trivial. A escolha de determinada técnica tem impacto direto sobre a qualidade da animação. O animador precisa escolher a técnica que melhor se aplica em determinada ocasião. A pesquisa realizada neste trabalho discute três técnicas de interpolação: Linear; com base em Splines Cúbicas, representada pela Catmull-Rom Spline e; baseada em B-splines, na forma B-spline Cúbica Uniforme. O trabalho apresenta conceitos de animação e interpolação e suas relações. Também demonstra comparações entre os resultados das três técnicas de interpolação por meio da Razão Sinal Ruído de Pico e do Erro Médio Quadrático. Exemplos práticos de animações utilizando essas técnicas são apresentados. Finalmente são analisados os métodos de interpolação e os resultados, revelando características associadas às técnicas estudadas nas animações. |
Palavras-chave: |
Bsplines , Splines Cúbicas , Interpolação Linear , Animação |