Orientador: |
ANA CLÁUDIA GARCIA BARBOSA  |
Resumo: |
Uma tendência recente na área de informática tem sido a de associar vários meios para a apresentação de informações em um único programa, tais como sons, imagens, animações, gráficos e textos. Esta nova tecnologia recebeu o nome de multimídia ou hipermídia, e, desde o seu surgimento, tem sido utilizada de forma crescente em aplicações nas áreas de ensino, particularmente no ensino assistido por computador. A união de vários meios, permitindo uma boa "navegação" dentro do programa, torna-a uma ferramenta bastante atraente para ser utilizada em diversas áreas. Devido a globalização mundial que vem passando por um enorme processo de mudanças, faz com que haja uma reflexão no processo de ensino apredizagem, onde o aluno tem que estar adequado ao mundo de trabalho. Tendo em vista estes acontecimentos, a interdisciplinaridade é um ponto que está sendo bem trabalhado nas escolas e com base nisso sentiu-se a necessidade da criação de um software que de suporte principalmente aos professores de ensino fundamental e médio para o estudo de diversas disciplinas interligadas. Como tema principal foi escolhido a capoeira, que resgata o lado cultural brasileiro trabalhando com diversas disciplinas e a informática que se inclui como disciplina específica ou como instrumento de apoio ao aprendizado. O desenvolvimento deste software educacional facilitará o professor ou aluno que queira aprender um pouco sobre a capoeira desde seu lado histórico até a parte prática do jogo. O trabalho comtempla sistema multimídia que tem como objeto de estudo a capoeira. Para gerencia o projeto foram descritos métodos e ferramentas de autoria de software. Por ser um software voltado a educação, os capítulos seguintes descrevem a informática na educação e ensino e competências. O último capítulo apresenta o sistema desenvolvido. |