Autor: |
JOÃO MIGUEL DE OLIVEIRA FRANCISCO  |
Resumo: |
Com o avanço dos meios de comunicação, em especial da internet, a ambição de informações da sociedade humana tem tido um aumento considerável nos últimos anos. A compreensão do comportamento dos agrupamentos, suas conexões, estruturação, formas de ocorrência da propagação de informação são foco de estudos das Ciências Humanas. Com o avanço dos meios de comunicação, em especial da internet, esse comportamento humano vem sendo praticado em redes sociais virtuais, como o Facebook e o Twitter. O estudo da propagação das informações em redes sociais virtuais envolve questões sociológicas, matemáticas e computacionais como: teorias de Análise Estrutural das Redes Sociais, Teoria dos Grafos e Algoritmos de Inteligência Artificial. Este trabalho teve como objetivo avaliar a aplicação do algoritmo de Soma e Produto na identificação de pontos de propagação de informações em redes sociais virtuais. A partir da pesquisa bibliográfica, abordando as teorias e conceitos das áreas de atuação, foi desenvolvida uma aplicação, formada pela junção do algoritmo Soma e Produto e Grafo Fator, para calcular a propagação de informação em redes sociais virtuais. A validação da proposta foi realizada com a confrontação das características dos atores e seus laços sociais na estruturação da rede, oriundas das teorias da Sociologia, os resultados obtidos com o uso da aplicação na identificação de pontos de propagação de informação. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios concluindo que os dados probabilísticos gerados pela aplicação podem dar suporte na identificação de pontos de propagação e servir de apoio à tomada de decisões na escolha de atores da rede que possibilitaram melhor intensidade e fluxo de mensagens na propagação. |