Resumo: |
Imersão e modelagem de objetos em ambiente de realidade aumentada, para usuários leigos na computação gráfica em estudo de caso na construção civil. A maioria dos clientes hoje da área imobiliária, tem dificuldades para visualizar as dimensões e mesmo possibilidades de modificações, que seus futuros imóveis têm, enquanto ainda em planta. A realidade mista hoje pode proporcionar inúmeras formas novas de interação e imersão a inúmeros fatores, inclusive para construção civil. Como visualizar um apartamento na planta ou por modelos 3D inertes pode dar a completa compreensão das possibilidades encontradas no imóvel pretendido, neles se tem uma ideia minimizada do que realmente pode-se fazer, pois são inúmeros projetos para se ter uma mínima ideia de onde por um eletro, móvel ou parede para remover. Desta forma, este projeto visa estender as novas opções em imersão e interação com o uso da realidade mista na construção civil, iniciando-se com uma explanação dos paradigmas envolvidos na interação humano computador, aprofundando-se nas realidades aumentada e mista, e um breve estudo sobre suas ferramentas e bibliotecas, finalizando assim com uma prototipação da proposta. A fundamentação empregada no estudo através de livros e artigos científicos de grandes pesquisadores da área da computação gráfica e realidade aumentada como Preece e suas fundamentações de IHC, Azuma pesquisador de realidade aumentada e Kirner pesquisador de realidade virtual. O presente projeto mostrou um grande aumento nas compreensões de imóveis alem de melhor aceitação para a venda dos mesmos. Desta forma ouve uma aceitação grande em ambas as partes para a utilização da realidade aumentada como novo método de imersão na área da construção civil. |
Palavras-chave: |
Ihc , Interação , Imersão , Realidade Mista , Realidade Aumentada |