Logo
Olá visitante Início
APLICATIVO PARA ELABORAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE QUESTÕES AVALIATIVAS
Autor: RAFAEL SORATTO ORTOLAN Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Orientador: FABRÍCIO GIORDANI Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Resumo:
Os professores necessitam de uma forma de avaliar o conteúdo que o aluno aprendeu sobre um determinado assunto. O trabalho consiste em estudar a prática avaliativa utilizada por professores de instituições de ensino, levando em consideração a importância dela na aprendizagem e de como ela deve ser aplicada. Professor é uma profissão importante para o desenvolvimento de um país e eles estão cada vez mais sendo cobrados e requisitos, devido à escassez de obra qualificada, dessa forma qualquer ideia para melhorar a rotina desta profissão surtirá um grande efeito. Baseado nisso o trabalho demonstra o desenvolvimento de um protótipo de um aplicativo web, o qual permite ajudar os professores elaborarem suas avaliações de forma cooperativa e com mais facilidade, enfatizando como um sistema pode ajudá-los nesta área. O desenvolvimento do protótipo foi realizado com a arquitetura Representational State Transfer (REST) para o lado server e com o framework AngularJS para o desenvolvimento do lado client, tendo como as duas principais linguagens de programação o JAVA e o JavaScript. O sistema desenvolvido possibilitou conhecer novas tecnologias e como estas trabalham em conjunto na arquitetura REST. Foi realizado um questionário para verificar como os professores costumam aplicar suas avaliações e quais as características que estas têm. Este estudo serviu para entender como os professores avaliam seus alunos e de que forma é feita a avaliação, assim compreendeu-se os principais problemas existentes tanto na elaboração quanto em sua aplicação. Por fim compreende-se que a prática avaliativa é muito importante para que um professor consiga mensurar o conteúdo absorvido pelo aluno, no entanto sua elaboração é maçante e sem otimização na maioria das vezes, onde o professor utiliza técnicas não evoluídas. A criação de um sistema pode mudar este paradigma, mostrando
Início: 2013.1  Término: 2014.1



Curso de Ciência da Computação (UNESC)