Resumo: |
O mundo está passando por constantes evoluções e grande parte dessas transformações são frutos do desenvolvimento das tecnologias e suas aplicações em diversas áreas da sociedade. Atualmente há uma grande necessidade em adotar estas tecnologias como um recurso que auxilie no enriquecimento da educação. O software livre educacional apresenta-se como uma nova ferramenta para auxiliar os docentes na passagem dos conteúdos para os alunos. Tal ferramenta como as outras, deve ser avaliada antes mesmo de ser aplicada em sala de aula. Esta preocupação iniciou estudos que levantaram critérios com o objetivo de avaliar de forma técnica e pedagógica os softwares desenvolvidos especialmente para a educação. Com base neste contexto, este trabalho de pesquisa propõe levantar na literatura os principais critérios de avaliação para software livre educacional. Posteriormente aplicar estes mesmos softwares com crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental no laboratório de informática do Colégio UNESC para identificar quais softwares poderão ser utilizados no auxílio do processo de alfabetização infantil. Foram levantados sete critérios mais relevantes conforme os autores consultados descreveram em suas obras, que são eles: características pedagógicas e de interface, facilidade de uso, adaptabilidade, documentação, portabilidade e licenciamento. Esses critérios possibilitaram a seleção e avaliação dos softwares educacionais utilizados na execução do projeto de pesquisa. Observa-se pelos resultados obtidos, que a avaliação possibilitou trazer para o ambiente educacional melhores ferramentas de aprendizagem, apresentando melhoras significativas, como o interesse dos alunos pelas disciplinas. O projeto executado demonstrou indicativos positivos para a direção e para os professores do Colégio UNESC, despertando o interesse entre professores e alunos na adoção do software livre educacional nas aulas de informática. |