Autor: |
ANDERSON FELISBERTO MANOEL  |
Resumo: |
Este projeto teve como referência as vendas e pagamentos realizados através do ecommerce e a facilidade que este mercado trouxe para os consumidores usufruírem através da rede mundial de computadores. Hoje, é através dos smartphones que este mercado sofre grande movimentação devido a aplicativos que estão suprindo as necessidades diárias dos usuários em todos os sentidos. Existem muitas aplicações direcionadas ao e-commerce, tanto para a venda de produtos quanto para o pagamento destas. As diversas plataformas de pagamentos on-line atuam fortemente neste ramo, investindo em segurança da informação e usabilidade dos aplicativos disponibilizados por elas, além disso, disponibilizam API’s que facilitam o desenvolvimento de aplicações que passam a utilizar os serviços de pagamentos oferecidos. Neste projeto foi desenvolvido um protótipo que faz uso da API do MercadoPago em ambiente de testes de desenvolvimento. O aplicativo faz a integração com o sistema da plataforma concretizando o pagamento de um item padrão. Basta apenas o vendedor gerar um token na aplicação e repassá-lo para o comprador informá-lo no aplicativo instalado em seu smartphone. Este token é formado por quatro letras geradas aleatoriamente pela aplicação com a finalidade de vincular ao item gerado no servidor do MercadoPago e facilitar o repasse da informação de como o cliente pagará a compra. Foi implementado mais duas formas de disponibilizar o pagamento ao comprador: o envio do link de pagamento via SMS, ou a leitura de um QRCode criado na tela de geração do token, ambos direcionam o cliente para uma página onde ele poderá selecionar a forma de pagamento que preferir (boleto, cartão de crédito ou até mesmo, pagar com o saldo de sua conta no MercadoPago). Palavras-chave: MercadoPago. E-commerce. Pagamento. Android. Token. |