Orientador: |
MERISANDRA CÔRTES DE MATTOS  |
Resumo: |
A indústria dos Jogos Digitais lança anualmente produções que contam com avançados recursos tecnológicos. A aplicabilidade destes recursos depende não somente da criatividade, mas da capacidade de aproveitamento de hardware, que provê o desenvolvimento destes recursos de maneira eficiente. Em um jogo, a performance do desenvolvimento de um recurso pode estar diretamente ligada à complexidade do ambiente em que o mesmo é implementado. Em determinados gêneros de jogo, o desenvolvimento destes recursos ocorre pela Inteligência Artificial, que por vezes, utiliza-se de técnicas que auxiliam na resolução de problemas implícitos. Uma destas técnicas é a busca pelo menor caminho entre dois pontos de um cenário, que envolve a atuação de um agente inteligente. Na resolução de problemas desta natureza, utiliza-se o algoritmo A*, que lida com a busca de menor caminho e popularmente presente nos jogos na forma de agente inteligente. A metodologia que implica na prática deste recurso, se dá por meio da liberação de engines gratuitas ao desenvolvedor independente, possibilitando a exploração dos mesmos. Utilizando uma engine é possível construir ambientes de jogo e manipular os recursos implementados. Nesta pesquisa, fez-se o uso da engine Unity3D na construção de cenários de jogo para implementação de um agente a fim de se avaliar o algoritmo A* codificado no agente por meio do monitoramento e da coleta de dados do seu desempenho referentes à navegação do A*, viabilizando comparações em relação aos recursos do ambiente. Dentre os ambientes testados, os resultados confirmaram as afirmações dos autores de que o desempenho de um agente é mensurada por meio da qualidade do ambiente navegado, estabelecendo que ambientes complexos tendem a afetar o desempenho de um agente. Palavras-chave: Jogos Digitais. Inteligência Artificial. Algoritmo A*. Agentes Inteligentes. Path-planning. Unity3D. |