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AVALIAÇÃO DAS FUNCIONALIDADES DOS MOTORES DE JOGOS, UNITY3D E PANDA3D
Autor: JONAS GOULART PEREIRA Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Orientador: LUCIANO ANTUNES Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Resumo:
Atualmente a área de desenvolvimento de jogos digitais vem crescendo muito, e um dos motivos é o rápido avanço em microprocessadores. Hoje em dia, qualquer dispositivo com um microprocessador pode executar um jogo digital, além de que os jogos não tem mais como alvo apenas jovens do sexo masculino. Assim desenvolver jogos digitais virou um grande negócio, e desenvolvedores independe também entram nessa esquema. Os jogos indie tem conquistado um grande público, tanto pelos seus gráfico simples ou quem sabe pela suas histórias envolventes, ou também muitas vezes por um estilo de jogo mais casual que é criado por muitos desse desenvolvedores. Porém, desenvolver um jogo demanda custos, esses custos são muitas vez arcados pelo próprio desenvolvedor independente. Diante disto, este trabalho fez uma comparação entre dois motores de jogos, ferramenta utilizada pelos desenvolvedores de jogos digitais, entre um com uma licença paga, Unity Pro, e uma free, Panda3D. Foram utilizado métricas demostrando funcionalidades existentes em cada motor, e para diferentes tipo de aplicações. Assim indicando que ambos possuem quase as mesma funcionalidade, excerto por algumas avançada onde apenas o Unity possui. O Unity se mostrou um motor mais prático para o desenvolvimento, com uma interface amigável, já o Panda3D possui a necessidade do desenvolvedor conhecer as linguagem utilizadas pelo motor. Além de que os dois possuem uma comunidade grande e ativa, com um grande acervo de documentos disponíveis para novos usuários. Palavras-chave: Motor de jogo, Panda3D, Unity, Jogos digitais.
Início: 2014.1  Término: 2015.1



Curso de Ciência da Computação (UNESC)