Logo
Olá visitante Início
MONITORAMENTO DE PREÇOS DE PRODUTOS DE LOJAS VIRTUAIS UTILIZANDO MASHUPS
Autor: MARIA EDUARDA LAVINA Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Orientador: GILBERTO VIEIRA DA SILVA Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Resumo:
Em um cenário onde existem diversas empresas varejistas oferecendo produtos similares, as lojas procuram cada vez mais disponibilizar ofertas com preços atrativos aos clientes, criando uma grande variação de preços no mercado. Os clientes, por sua vez, buscam as melhores ofertas dos produtos que são do seu interesse, porém, existe uma carência de ferramentas que fazem o acompanhamento destas ofertas, sendo que grande parte apenas compara preços na web. Este fato foi identificado por meio da pesquisa e auxiliou na definição da arquitetura e no desenvolvimento do protótipo que objetiva auxiliar na resolução do mesmo. O protótipo foi criado à base de mashups, onde a busca das ofertas na web foi feita por meio de uma API de terceiros, que disponibiliza ofertas de diversas lojas varejistas do e-commerce, e a validação do protótipo foi feita monitorando-se alguns produtos durante um determinado período de tempo, com isso, foi possível obter diversas informações. Estes resultados apontaram que existe uma grande variação de preços de produtos similares entre as diversas lojas e em uma mesma loja, dentro de um período de tempo, evidenciando a viabilidade do protótipo. A partir desta validação e dos resultados obtidos, constatou-se que o protótipo é uma ferramenta eficiente no acompanhamento de preços de produtos de lojas virtuais. Palavras-chave: Preço. Mobile. Mashups. REST.
Início: 2014.1  Término: 2015.1



Curso de Ciência da Computação (UNESC)