Resumo: |
Esta pesquisa tem como finalidade realizar testes e desenvolver uma aplicação de realidade aumentada para dispositivos móveis utilizando três frameworks diferentes, com a proposta de definir as vantagens e desvantagens de cada um e apontar um melhor uso para cada uma delas. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico dos principais conceitos, entre eles: Realidade Virtual, Realidade Aumentada; Dispositivos Móveis; Interação Homem- Computador; Ferramentas de Criação. A partir do estudo teórico foi realizado testes em cada frameworks com modelos feitos como exemplo para o usuário para definir a viabilidade do projeto e para confirmar a compatibilidade com o hardware utilizado. Após este processo, iniciou-se o processo de criação de aplicações de realidade aumentada nos três frameworks, ArToolKit; AMIRE; Vuforia e em seguida a análise dos mesmos. A análise foi feita a partir de alguns critérios como: Viabilidade; Usabilidade; Interfaceamento; entre outros. A partir dos testes e do desenvolvimento do projeto pode-se concluir que a realidade aumentada consegue unir as características positivas da realidade virtual, com uma interação próxima a uma interação real, sendo feita de maneira natural. Os testes também mostraram a eficiência de cada framework para cada área específica do conhecimento, e que a realidade aumentada é o futuro com relação a diversas áreas, principalmente do entretenimento. Palavras-chave: Realidade Aumentada. Realidade Virtual. Interação Humano- Computador. Dispositivos Móveis. |