Logo
Olá visitante Início
MODELAGEM DE DADOS MULTIDIMENSIONAIS PARA SUPORTE A TOMADA DE DECISÃO ESTRATÉGICA NA ÁREA COMERCIAL
Autor: WILLIAN VIEIRA ALMERINDO Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Orientador: LEILA LAÍS GONÇALVES Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Resumo:
Na busca de um diferencial competitivo as empresas atuam dinamicamente. Nesta busca constante de vantagem competitiva, uma das técnicas utilizadas é a transformação de dados armazenados com o tempo em informações que auxiliem a tomada de decisão com o objetivo de descobrir oportunidades e tomar ações com base no conhecimento adquirido. O Business Intelligence utiliza-se de várias ferramentas que possibilitam a exploração dos dados, apresentando-os em um formato mais intuitivo, através de elementos visuais e de fácil entendimento. No mercado existem inúmeras ferramentas para soluções de BI, o presente trabalho utilizou o software Qlikview, na versão Personal. Desenvolveu-se a solução com base no estudo de caso da empresa Carper localizada em Criciúma. A solução se resume no desenvolvimento de uma modelagem multidimensional para construção de um cubo OLAP, onde o mesmo explora uma grande massa de dados precisos e rápidos, referente às vendas realizadas. Construiu-se um Data Warehouse para armazenar os dados históricos, possibilitando análises comparativas das fatos ocorridos. Foram gerados cenários de análise de desempenho com base nos indicadores utilizados pela gestão comercial da empresa, com objetivo de tornar mais eficiente a geração de análises gerenciais e agregar conhecimento através da análise de fatos ocorridos transformando a solução em um diferencial competitivo. Palavras-chave: Business Intelligence (BI), OLAP, Modelagem Multidimensional, Data Warehouse, Área Comercial
Início: 2014.1  Término: 2015.1



Curso de Ciência da Computação (UNESC)