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COMUNICAÇÃO EM TEMPO REAL COM WEBSOCKET APLICADO AO DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO PARA PRESCRIÇÃO DE TREINO DE MUSCULAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS ANDROID
Autor: JULIANA CHAVES BRAZ DA SILVA Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Orientador: WILSON CASTELLO Enviar e-mailVer Currículo Lattes
Resumo:
A tecnologia e uso dos dispositivos móveis estão cada vez mais presentes na cultura popular, espalhados por todo o mundo. Baseado neste fato desenvolvedores buscam criar aplicações com variadas funções para disponibilizar nos dispositivos aplicativos para suprir uma necessidade de forma mais automatizada, além de disponibilizar em vários locais, visto que aparelhos como tablets e smartphones estão disponíveis em diversas faixas de preços para alcançar um número maior de pessoas. Os dispositivos móveis apresentam um bom funcionamento em relação ao seu tamanho, podendo ser levado a qualquer lugar, permitindo o uso de conexões com a Internet, armazenamento de dados, troca de informações, imagens, além de aplicativos móveis desenvolvidos para o uso nestes aparelhos. Os aplicativos desenvolvidos envolvem diversas áreas como saúde, moda, educação, fitness, entre outros. Diante disto, e da maneira atual em que são prescritos os treinos de musculação nas academias que consiste em descrever o treino em uma ficha de papel ou utilizar uma impressora térmica para a impressão do treino que contém o nome do exercício, série, repetição e alguns casos peso ou carga, foi desenvolvido o projeto, que consiste em integrar as áreas de Ciência da Computação com a Educação Física, a fim de apresentar uma solução para a prescrição de treinos realizadas em fichas de papel, que foi a criação de um protótipo de aplicativo mobile para dispositivos com o sistema operacional Android, aplicando uma tecnologia chamada WebSocket para a integração e comunicação em tempo real entre duas aplicações, uma web e a outra mobile, com o objetivo de automatizar a prescrição dos treinos de musculação em academias, buscando facilitar este processo de prescrição e consulta dos treinos de musculação. O desenvolvimento das duas aplicações se deu através do uso dos ambientes de desenvolvimento IDE Netbeans e Android Studio com a linguagem de programação Java, utilização do banco de dados MySQL e SQLite, além das ferramentas Apache Tomcat, Json e o protocolo WebSocket. Por fim, foram aplicados testes em ambiente real de quatro academias de musculação na cidade de Criciúma, Santa Catarina, a fim de validar o uso das aplicações no contexto real e também validar o uso da comunicação em tempo real através do WebScocket além de verificar o comportamento do aplicativo nestes cenários.
Início: 2014.2  Término: 2015.2



Curso de Ciência da Computação (UNESC)