Resumo: |
Atualmente o mercado de games está em amplo crescimento gerando uma enorme quantidade de dinheiro, um mercado que saiu das salas de fliperama, entrando nas casas das pessoas, sendo que hoje ele está presente nas redes sociais, celulares e tablets. Assim, analisando-se esse mercado em crescimento e pensando no funcionamento e na criação de um jogo, esse trabalho consistiu na realização de um estudo sobre as etapas existentes no processo de produção de um jogo digital, identificando e detalhando cada uma delas com o intuito de se produzir um jogo. Desta forma foi possível passar por cada uma das etapas de produção de um jogo, identificando-se e relatando as características das três etapas de desenvolvimento, chamadas pré-produção, produção e pós-produção. A pré-produção é todo o planejamento e a definição do caminho que o jogo pretende seguir, colocando-se as ideias no papel, em documentos como o conceito e o Design, que é o roteiro da produção. A produção é o processo de colocar o planejamento em prática para a criação do jogo, seguindo o que foi descrito no Design Document. Por fim a pós-produção momento de analisar o feedback do jogo, desde opiniões do público, críticas e até sobre a própria produção em si. O Blender Game Engine, motor de jogo, auxiliou no processo de criação. Esse motor é um software livre, que possui ferramentas para modelagem 3D, simulação, controle gráfico, de física, lógica, de inteligência artificial e de som, e que se utiliza da linguagem python para a sua programação. Para o desenvolvimento do presente projeto foi desenvolvido um jogo chamado A Fuga, com o intuito de mostrar como é passar por cada uma dessas etapas, relatando todo processo de desenvolvimento do jogo. Desse modo, este trabalho teve em seus resultados um estudo sobre a produção de jogos digitais, verificando-se que cada etapa apresenta a sua importância e as suas métricas de desenvolvimento, mesmo estas permitindo-se moldar conforme o projeto. As etapas apresentam um esqueleto a ser seguido, além de que, para cada fase avançada é necessário que a anterior tenha sido bem executada, evitando erros desnecessários. Por fim o estudo mostra que o processo de desenvolvimento de um jogo digital é algo complexo, que possui suas métricas com intuito de ditar uma diretriz ao seu desenvolvimento. Contudo a etapa de pré-produção torna-se a etapa principal, pois é nela que será realizado todo o planejamento para a construção do jogo. |