Co-orientador: | ANA CLÁUDIA GARCIA BARBOSA   |
Resumo: |
O projeto se trata do estudo e desenvolvimento de um software prático e didático, com interface interativa e amigável, para aplicações na área de computação gráfica. A meta é a visualização e o entendimento de conceitos através de modelagem matemática unindo-se a análise de algoritmos aplicados ao processo de síntese (construção) e análise (caracterização) de imagens e modelos gráficos. Devido à dificuldade no entendimento dos conceitos e objetivos acerca do tema surgiu a necessidade da construção de rotinas próprias de criação e processamento de imagens e formas geométricas. A Computação Gráfica é definida como o conjunto de métodos e técnicas de conversão de dados para um dispositivo gráfico, via computador. Ela proporciona um alto grau de interatividade entre computadores e usuários, permitindo que seja possível, por exemplo, controlar o conteúdo, estrutura e a aparência dos objetos mostrados no monitor de vídeo apenas com o clique do mouse, comandos do teclado, ou até mesmo com o toque em monitores sensíveis. Uma série de motivos não nos permite de nos afastarmos de aplicações ou desenvolvimentos em computação gráfica se formos usuários de dispositivos digitais. Isto justifica, inclusive, o crescente uso de técnicas de “Interação Homem-Máquina” na área de computação gráfica. E cada vez mais técnicas originadas desta área têm se mostrado eficiente para a comunicação do homem com o computador. O ambiente proposto possui uma área de desenvolvimento onde objetos são criados e tratados em tempo de execução. O usuário é quem define as atividades a serem realizadas. São implementadas funções de manipulação sobre imagens e/ou formas geométricas tais como: espelhamento, escalamento e rotação entre outras. A medida em que são executadas as transformações, o usuário é orientado sobre o fato que acaba de acontecer. O projeto abrangerá as áreas de computação gráfica, modelagem e ergonomia de software, bem como a análise de algoritmos. |