Orientador: |
MERISANDRA CÔRTES DE MATTOS  |
Co-orientador: | ANA CLÁUDIA GARCIA BARBOSA   |
Resumo: |
Como aliada na educação moderna, a informática pode auxiliar na forma como um determinado tema é apresentado a um grupo de estudo. Desenvolvendo técnicas e ferramentas, o profissional da informação, une-se a áreas específicas, podendo promover bons resultados que facilitam o trabalho de profissionais da educação. Esta pesquisa consiste no uso de técnicas da Inteligência Artificial, em particular a de tutores inteligentes, elaborando a modelagem para um sistema de apoio ao ensino-aprendizagem do eletrocardiograma. Com o auxílio de especialistas da área médica, desenvolveu-se a modelagem do conhecimento por meio de regras Se-Então e do funcionamento do sistema utilizando o padrão de Linguagem Unificada de Modelagem (UML). Em se tratando de sistemas instrucionais de tutoramento, torna-se indispensável a definição de critérios que facilitem a interação do aluno. Esses critérios, inseridos num conceito de usabilidade, podem permitir a elaboração de um ambiente prático e flexível. |